Marcopolo Viale BRT, não precisa ser um profundo conhecedor de ônibus para saber do que se trata, qualquer pessoa que já andou por Campo Grande pode não reconhecer pelo nome, mas já reparou naqueles ônibus grandes e bonitos que começaram a chegar aqui em 2012. Chegaram com pompa, para marcar o inicio de uma nova era de transporte na cidade: a era Consórcio Guaicurus. Eles tinham uma finalidade, que era causar a impressão de que as coisas estavam melhorando, mas com objetivo mesmo de manter tudo como estava.
De lá para cá muitas coisas aconteceram, a quantidade de veículos articulados na cidade diminuiu, muitas linhas e tabelas foram cortadas, muitos carros usados entraram na “renovação” de frota, entre outros. Ainda é possível ver com certa frequência os BRTs rodando, frequência menor do que deveria, mas ainda se vê, exceto 4 deles, os BRTs da Viação Cidade Morena. Desde dezembro que estes 4 ônibus, com preço próximo a 1 milhão de reais cada, não saem da garagem.
Marcopolo Viale BRT, operando na linha 085, que sofreu vários cortes.
Não é por falta de necessidade, a Viação Cidade Morena atende o terminal com maior número de linhas da cidade, responsável por boa parte do atendimento da região mais populosa da cidade, o Terminal Guaicurus, cuja principal linha é a 087 (Terminal Guaicurus/ Terminal General Osório). Com o novo sistema de consulta de tabela de horário do site, não é possível definir com precisão a quantidade de carros das linhas, mas pelo que foi apurado são 9 carros fixos a maior parte do dia com reforços no período da manhã, sendo 7 tabelas da Cidade Morena e 2 tabelas da Viação São Francisco.
Segundo a ordem de serviço, a linha deveria operar somente com articulados dia de semana no horário comercial e em caso da falta de articulados, operar com 2 veículos convencionais em uma tabela. A falta de veículos não é desculpa para Cidade Morena, que possui 10 articulados em sua frota, mais do que o suficiente para atender as 7 tabelas que rodam o dia inteiro, tendo reservas para fazer os reforços da manhã. Porém a empresa não solta somente carros articulados na linha, substitui as tabelas por um único veículo convencional e sempre que solta os articulados, solta seus modelos mais antigos, cuja fabricação foi até mesmo proibida por não atenderem os critérios de segurança.
Veículo ano 2005, que além de antigo, tem sua fabricação proibida atualmente.
O motivo dos BRTs não saírem a rua? Eles são carros com maior consumo de combustível além dos gastos com Arla 32, um aditivo do diesel que reduz a poluição causada pela queima deste. Enquanto isto, os usuários do Terminal Guaicurus se espremem em veículos menores ou articulados desconfortáveis e o investimento de milhões de reais da empresa fica parado tomando sol na garagem. Sua tarifa esta pagando a aquisição destes veículos, afinal, com certeza seus custos foram computados na planilha tarifária, pena que ninguém pode usufruir deles.
Veículo convencional ano 2011 na linha 087, sem outro para complementar.
Alguns dados interessantes:
- O Terminal Guaicurus perdeu a linha de reforço 065 (Term. Guaicurus/ Praça Ary Coelho) que ajudava a atender a demanda do período vespertino. Nem todos os carros da linha foram reaproveitados. Uma opção a menos para quem deseja chegar ao terminal. - A linha 085 (Terminal Morenão/ Terminal Júlio de Castilho), que tem uma sobreposição de itinerário a 087, servindo de alternativa a esta, vem perdendo com frequência oferta de lugares, primeiro com a retirada de articulados, depois com a retirada de reforços e por fim com a retirada de veículos fixos.
- Não é só em horário comercial que a linha 087 sofre não, durante o período da noite e aos fins de semana (principalmente domingo) a linha roda com veículos leves, veículos de linhas de bairro, de menor capacidade e menos potente. Mesmo com a diminuição de demanda destes períodos, os ônibus da linha continuam rodando lotados.
- Os BRTs da Cidade Morena pararam de rodar no período de férias. Mesmo as aulas nas grandes universidades tendo voltado faz tempo (a 087 atende a UFMS e faz parte do caminho para o pessoal que pretende sair da região sul e ir para Uniderp e UCDB) e da rede municipal de ensino também, não foi visto mais nenhum sinal deles. Pode ser que apareçam depois do retorno das aulas na rede estadual, porém a empresa já definiu que eles serão carros reservas, que rodarão somente em último caso.
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