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Panorama das alterações de linhas

Final do ano de 2014 ficará marcado com uma fase de mudanças em algumas linhas de ônibus da cidade. Se você não ficou sabendo de nenhuma mudança, não se assuste, a divulgação destas alterações foi praticamente nula, no velho padrão Consórcio Guaicurus / Agetran de não divulgar nada.

Então acompanhe aqui no blog quais foram as mudanças e os aspectos positivos e negativos delas.


Mudança 1: Linhas que atendem a Enersul e os parcelamentos Novo Século e Santa Felicidade.
Linhas afetadas: 123 (T. Moreninhas/ Santa Felicidade), 124 (T. Guaicurus/ Enersul), 127 (T. Moreninhas/ Moreninhas 3 e 4/ Santa Felicidade).
Linha afetada indiretamente: 126 ( T. Moreninhas/ Moreninhas 3 e 4).

Como era antes: A região do Novo Século e Santa Felicidade eram atendidas pela linha 123, que saía do Terminal Moreninhas. A linha 124 só rodava no horário de pico atendendo somente a Enersul, sem adentrar nenhum bairro.  A noite, sábado a partir da hora do almoço e domingo as linhas 123 e 126 viravam uma linha só, a 127, que nada mais era do que 1 ônibus fazendo o trajeto das duas linhas.

Como ficou: A linha 124 passou a adentrar o Novo Século e o Santa Felicidade e a operar integralmente. Já a linha 123 passou a operar somente nos horários de pico. Já a combinação da 123 e 126 formando a 127 agora só acontece durante as noites de dia de semana.

Em vermelho temos o Parque Novo Século e em verde o Jardim Santa Felicidade, atendidos pelo novo itinerário da linha 124. Em laranja temos destacado parte do bairro Moreninhas.

Pontos positivos: Considerando os terminais que temos hoje, foi uma mudança praticamente perfeita e com muitos pontos positivos que veio resolver o problema de um região que contava com um atendimento de péssima qualidade. Os moradores do Novo Século, que fica do lado oposto as Moreninhas, eram obrigados a passear por dentro da região das Moreninhas, desviando completamente do trajeto normal ao bairro, para chegar no terminal e ainda terem que esperar uma linha demorada, que era o caso da 123. Agora contam com a 124, saindo do Terminal Guaicurus com trajeto direto e bem mais rápido. Ainda assim, a 123 que vai ao Terminal Moreninhas continua operando, mesmo que só em horário de pico, já que para o pessoal do Novo Século é importante ter acesso as Moreninhas, que conta com diversas escolas, comércio, posto de saúde e etc. Indiretamente outra grande beneficiada foi a linha mais curta da cidade, 126. Quando a 126 se junta a 123 para formar a 127 fica com intervalos extremamente altos, chegando a 45 minutos, piorando um atendimento que já é errado por conta da péssima localização do Terminal Moreninhas. Com as alterações, esta fusão bisonha de linhas com intuito de economizar nos custos operacionais ocorre em menos horários do que antes.

Antes os moradores do Novo Século/ Santa Felicidade eram obrigado a fazer o trajeto em vermelho ou o trajeto em laranja, da linha 061 (T. Moreninhas/Shopping) para só então fazer o trajeto azul da linha 123 e chegar em casa.

Novo itinerário da linha 124 que vai direto ao Novo Século vindo do Terminal Guaicurus.

Pontos negativos: Considerando as atuais localizações dos terminais, a mudança só não foi perfeita pois a fusão 123/126 formando 127 ainda ocorre no período noturno, deixando o atendimento para os moradores das Moreninhas 3 e 4 bem ruim neste horário. Esta fusão deveria ser abolida e caso necessário, criar algumas voltas extras da 123 no período noturno.

Mudança 2: Linha 102, que era Terminal Guaicurus / Perpétuo Socorro e virou Terminal Guaicurus / Ponto de Integração Hércules Maymone. Linha 505 (Guaicurus/Centro) não foi vista circulando desde essa mudança.

Como era antes: A linha 102 operava como uma linha alimentadora tradicional atendendo os bairros Universitários, Santo Eugênio, Tropical, Itamaracá e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.  Operava integralmente com um único ônibus, sem reforço e intervalos de 45 minutos em média.  Já a linha 505 operava somente no horário de pico da manhã, almoço e pico da tarde, atendia os bairros Perpétuo Socorro, Itamaracá, Lagoa Dourada, Cristo Redentor, Tiradentes, São Lourenço entre outros indo até o centro da cidade.

Como ficou: A linha 102 foi prolongada, abrangendo todo o itinerário antigo  mas o trajeto de  bairro da linha 505, incluindo ai os bairros Lagoa Dourada , Cristo Redentor, Tiradentes e São Lourenço indo até o Hércules Maymone. Opera com 1 ônibus fixo e recebe 1 reforço no pico da manhã, almoço, pico da tarde e sábado no pico da manhã e almoço. Com um único ônibus os intervalos são de 1 hora e 20 minutos, quando o reforço está em operação, o intervalo cai para 40 minutos.


Antigo trajeto da linha 505.

Antigo trajeto da linha 102.

Pontos positivos: Uma linha alimentadora que atende 2 terminais, um tipo de linha muito importante e que deveria se tornar cada vez mais comum em Campo Grande, principalmente com a construção de novos terminais. Este tipo de linhas apresenta grandes vantagens, pois permite os moradores escolherem o terminal mais próximo, mas caso precise se deslocar para regiões que não seja o centro, poda escolher o terminal com melhores opções. No caso da 102, um morador do Perpétuo Socorro que deseja ir pra Uniderp ou Shopping, por exemplo, agora pode utilizar a 102 sentido Hércules ao invés de ser mais um no saturado trecho Gury Marques/ Morenão/ Zahran.

Pontos negativos: A operação da linha é péssima, ter intervalo de 1 hora e 20 minutos a maior parte do dia compromete o sucesso da linha. Com intervalo tão alto, os moradores da região acabam procurando outras opções de deslocamento (que acaba caindo novamente nos trechos saturados) e são desestimulados ao uso de transporte coletivo. Dificilmente linhas com intervalo extremamente alto consegue atrair muito passageiros e acaba rodando maior parte do tempo vazia. Para os moradores dos bairros atendidos pela antiga 102, pirou muito com o enorme aumento de intervalo da linha durante a maior parte do dia e uma redução pouco significativa no horário de pico.
O itinerário também possui suas falhas, como atender os bairros Perpétuo Socorro, Cristo Redentor e Lagoa Dourada somente em um dos sentidos, forçando as pessoas a caminharem muito quando deseja pegar a linha no sentido oposto. Um problema que poderia ser amenizado com tabela A e B para linha, o que de qualquer forma exige uma melhor operação. O ideal seria que operasse com 2 ônibus fixo integralmente (40 minutos de intervalo) e 3 ônibus nos horários de pico ( 27 minutos de intervalo). Infelizmente a operação ruim acaba ofuscando uma alteração boa.

De acordo com o setor de fiscalização da Assetur, a linha 505, que já fazia boa parte do novo trajeto da linha 102 continua operando, mas alguns usuários da linha relatam que desde essa mudança, a linha 505 deixou de circular.

Novo itinerário da 102. A esquerda o itinerário sentido Term. Guaicurus e a direita no sentido P.I. Hércules Maymone. Notem a diferença significativa que há no trecho dentro do círculo amarelo.

Mudança 3: Linha 214 (T. General Osório/ Campo Novo) e Linha 235 (T. General Osório/ Talismã/ Izabel Garden).

Como era antes: A linha 214 atendia os bairro Guanabara, Morada Verde, Nascente do Segredo, Campo Novo e Jardim das Cerejeiras I e II. Já a linha 235 atendia Guanabara, Talismã, Izabel Garden e Morada do Sossego I e II. No começo do ano, 235 operava dia de semana até final da tarde e no pico da noite, sábado até final da tarde e não operava domingo. Nos horários de inatividade da 235, a linha 214 mudava de itinerário com tabelas A e B, cobrindo os trechos atendidos pela 235, tabela A cobria no sentido bairro e tabela B no sentido terminal. No meio do ano o horário de operação da 235 foi estendido, deixando de operar somente domingo a noite, com a 214 tendo que cobrir a 235 somente neste horário.
Linha 214 tinha 2 carros fixos todos os dias, 2 reforços no pico da manhã e 1 no pico da tarde durante os dias da semana. Já a linha 235 tinha 1 carro só durante toda sua operação. 

Como ficou: Houve mudança de itinerário, a linha 214 deixou de atender os bairros Guanabara e Morada Verde, passando a ir pelos bairros Estrela do Sul e Atlântico Sul com um trajeto um pouco mais curto. A linha 235 teve seu trajeto prolongado, atendendo além dos bairros antigos, o bairro Morada Verde e novos conjuntos habitacionais da região.
A linha 235 passou a operar integralmente com 1 carro fixo e nos dias de semana com reforço no pico da manhã, almoço e pico da tarde. A linha 214 continua com dois carros fixos mas perdeu 1 reforço da manhã e o reforço da tarde.

A esquerda novo trajeto da 214, a direita, trajeto antigo.


A esquerda novo trajeto da 235, a direita, trajeto antigo.

Pontos positivos: O saldo da mudança foi muito bom. A grande vantagem foi a linha 235 operar integralmente, melhorando muito o atendimento de sua região. Antes, nos horários de inatividade da linha, a bagunça era completa, já que a empresa não mostrava se a 214 estava operando tabela A ou tabela B, os intervalos da 214 aumentava por conta de sua volta a mais, cada tabela só cobria o itinerário da 235 em um dos sentidos, enfim, complicada até mesmo para quem mora na região de entender. A 214 além de mais simples, ficou 6/7 minutos mais rápida. A 235 passou a ter uma volta maior que pouco fez diferença no intervalo, aumentando em 1 ou 2 minutos. Indiretamente os moradores do Atlântico Sul também foram beneficiados, pois antes, ao saírem do terminal tinham que dar a volta quase completa das linhas 216 ou 217 para chegar em casa e agora contam com a 214 que vai direto para o bairro. 

Pontos negativos: Para os moradores do Morada Verde houve uma pequena piora, já que antes eram atendidos pela 214 que possui intervalos melhores e agora dependem exclusivamente da 235. Eles também são obrigados, agora, a darem toda a volta da 235 para chegarem ao terminal, o que aumenta um pouco mais o tempo de viagem, porém contam com um itinerário mais abrangente do que antes, atendendo mais ruas da região. No geral a mudança beneficiou a maior parte os bairros e o único bairro levemente prejudicado, no caso o Morada Verde, continua com um bom atendimento. Outro problema é a estreita Rua Veridiana que antes tinha linha de ônibus somente em um sentido e agora tem em ambos os sentidos, o que dificultará muito a vida dos motoristas no momentos que os ônibus se cruzarem.

Itinerário sentido bairro da antiga 214 Tabela A, que funcionava nos horários que a linha 235 não operava. Mudança fazia a linha dar muita volta e ficar com operação bastante confusa. 

Produzido por Eric Moises.

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