Pular para o conteúdo principal

Novo site do Consórcio Guaicurus

Grande maioria dos usuários de ônibus de Campo Grande já visitou o site da Assetur, atual Consórcio Guaicurus. Nos tempos atuais, site na internet é primordial para sistema de transporte coletivo, principalmente por duas informações essenciais: itinerário e horário das linhas. Com a popularização dos Smartphones, a incidência do uso do site se torna ainda maior, já que a qualquer momento, em qualquer lugar, temos como consultar a tabela de horários de uma linha.                             
                                        
Antigo site da Assetur.



Logo após a licitação de 2012 e a confirmação do Consórcio Guaicurus como vencedor, algo me encheu de expectativas, a retirada dos adesivos do site www.assetur.com.br dos ônibus. Na verdade minhas esperanças era que o antigo site fosse ser atualizado e completamente reformulado, até mesmo com um novo endereço, o que justificaria a retirada dos adesivos. Sem contar as inúmeras promessas de um sistema informatizado, com acompanhamento de GPS dos ônibus, o que permitiria calcular o tempo de espera no ponto entre outras coisas. 

Ônibus com adesivo do site da Assetur.

Passado mais de 1 ano, período em que não houve absolutamente mudança nenhuma no site, dia 23 de janeiro de 2014 finalmente entra no ar um “novo” site, mantendo o mesmo endereço. O novo site trouxe um layout mais moderno, uma versão para Smartphones de navegação mais simplificada e só. Esta foi única mudança positiva do site, no mais, continuou tudo como era antes.

Novo site da Assetur, visualmente mais moderno.

Alguns pontos a destacar:
 
  • Painel de notícias informando tudo, menos o que interessa. Enquanto diversas alterações são feitas no sistema,  de itinerário, horários, segurança nos terminais entre outras, o painel de notícia fica informando sobre cursos, concursos e etc. Se pudesse dar meu recado à pessoa responsável pelo painel de notícias diria: se quisesse saber sobre alterações do imposto de renda ou prazo para mudar título de eleitor, iria procurar em um das dezenas de portais de notícias nacionais ou regionais. Site sobre transporte de Campo Grande é para informar notícias sobre transporte de Campo Grande.
  • Tabela de horários e itinerários da linha continuou exatamente como era antes, incompleta e lotada, abarrotada de erros. Os itinerários das linhas continuam sendo informados somente por escrito, sem mapa, e em muitos casos, cheio de erros na ordem ou nomenclatura das ruas, prejudicando muito um usuário que precise utilizar a linha pela primeira vez. A tabela de horários de diversas linhas também possuem erros, desde pequenos erros de digitação em um horário ou outro, até erros totais de formulação. A linha 073, por exemplo, está com a tabela completamente errada nos horários dos ônibus que saem no sentido Terminal Nova Bahia. Vale lembrar que erro de horário é gravíssimo, pois um usuário ao confiar no horário informado do site, pode perder compromissos importantes e em casos mais graves ficar na rua, caso o horário da última volta esteja errado.
Tabela de horários e itinerários, que não sofreu nenhuma alteração.

O péssimo sistema de informação do Consórcio Guaicurus e também da Agetran continuará sendo tema de colunas aqui blog, então mantenha-se ligado para continuarmos lutando por um transporte de mais qualidade.  

Comentários

  1. Olá, Eric. Tudo bem?

    Tenho acompanhado tuas postagens por aqui, e aproveito em especial esta, relacionada aos sites de informação do transporte coletivo da cidade, para informar que está sendo realizado um movimento no sentido de disponibilizar o quanto antes no aplicativo Moovit as informações do SIT de Campo Grande.

    Estamos organizados através do grupo Moovit Campo Grande no Facebook, e voluntários que estiverem interessados em participar deste movimento podem entrar em contato comigo pelo email cristiano@viacircular.com.br. Queremos até setembro apresentar todas as linhas, pontos e horários mapeados e na palma da mão do usuário, com informações sempre atualizadas não pelos gestores, mas sim pelos usuários.

    Um abraço,

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Análise dos dados da pesquisa Origem / Destino de Campo Grande - MS Parte 2

Na segunda parte das análises dos dados da pesquisa Origem / Destino encomendada pelo Consórcio Guaicurus, focaremos na origem destino propriamente dita, ou seja, de onde para onde as pessoas se movem na cidade. Essas informações seriam muito úteis para o replanejamento das linhas de ônibus da cidade, mas como dito nas análises anteriores, o relatório traz números com pouquíssimas análises em cima deles. Nesse texto tentamos simplificar ou pelo menos trabalhar esses números de forma diferente para obter mais informações.  Foto na formatação original de uma das tabelas presente na pesquisa e apresentada nessa análise. A  cidade foi dividida em nove regiões, numerada na pesquisa da seguinte forma:

Sistema de cores do transporte de Campo Grande: pode enterrar.

Os mais saudosistas se lembram com carinho quando em 1992 foi inaugurado o SIT em Campo Grande, sistema integrado de transportes, com a construção dos terminais Bandeirantes e General Osório. Este sistema, baseado no de Curitiba, trouxe uma nova divisão de linhas e alterou a pintura dos ônibus, antes cada empresa tinha sua pintura, após a implementação deste sistema, a pintura foi padronizada com 4 cores, eram elas: Amarelo: Linhas convencionais, que fazem trajeto centro-bairro.  Vermelho: Linhas troncais, que fazem trajeto terminal-terminal passando pelo centro ou terminal-centro.  Verde: Linhas interbairros, que fazem trajeto terminal-terminal mas sem passar pelo centro.  Azuis: Linhas alimentadoras, fazem trajeto bairro-terminal.

Consórcio Guaicurus sob nova direção

Paulo Constantino, irmão de Nenê Constantino, é o novo diretor do Consórcio Guaicurus. Assumiu a direção do consórcio há poucas semanas, ficando no lugar do até então diretor João Rezende. Depois do escândalo da retirada dos articulados da Viação Cidade Morena , o antigo diretor ficou sob extrema pressão, que fez com que ele renunciasse e pedisse transferência para trabalhar internamente, na Assetur. Paulo Constantino, irmão de Nenê Constantino, dono da maior frota de ônibus do Brasil.